"Tai Chi Pai Lin é um treino de ajuda mútua entre movimento e serenidade, por isso contempla corpo e espírito."

Mestre Liu Pai Lin

(1907 - 2000)

Tai Chi Pai Lin

Idealizado pelo Mestre Liu, o símbolo do Tai Chi Pai Lin tem um Ba Gua atravessado por uma espada.

É o conjunto de ensinamentos taoístas milenares transmitidos de 1977 a 2000 no Brasil pelo Mestre Liu Pai Lin (1907 - 2000).

Este importante legado segue vivo através da transmissão de sua discípula-sucessora e intérprete, a Mestra Jerusha Chang, hoje à frente da Associação Tai Chi Pai Lin. 

Fundada a pedido do Mestre Liu, a associação tem sede desde 1997 no Espaço Luz, projetado pelo discípulo Lucio Leal na cidade de São Paulo. Aqui, são difundidos conhecimentos e técnicas de:
 

Tai Chi, movimentação natural para a saúde.

Tui Na, massagem chinesa para a vitalidade.

Tao In, meditação taoísta para a serenidade.​

Os três aspectos do treinamento de energia vital são formas diferentes do mesmo princípio: a união yin e yang, que harmoniza o corpo e o espírito, o ser humano e a natureza.

Nossos Mestres

Mestre Liu Pai Lin

Uma das maiores autoridades da medicina de equilíbrio taoista, dos treinamentos de energia vital e das práticas interiorizadas para a iluminação, Mestre Liu Pai Lin nasceu em 1907, em Tianjin, na China. Foi apresentado aos segredos taoistas ainda menino, pelo tio-avô. Aos 14 anos, iniciou o aprendizado com grandes mestres das principais linhagens taoistas: Longmen (Porta do Dragão), Jinsan (Montanha Dourada) e Kunlun (Montanha Sagrada). 

Chegou ao Brasil em 1975 e, a partir de 1977, conduziu diariamente as práticas de Tai Chi na igreja da Rua Santa Justina durante 10 anos. Em 1983, fundou o Instituto Pai Lin de Cultura e Ciência Oriental, onde formou muitos professores e terapeutas e atendeu milhares de pessoas, dando orientação de saúde e de vida. 

Fundou, em 1991, com Jerusha e outros discípulos, a Associação Tai Chi Pai Lin, tornando-se seu presidente vitalício. Na década de 90, levou o Tao a várias cidades do Brasil, da Argentina e do México, realizando seminários e cursos de formação taoista. 

 

Conforme havia anunciado, não passou do ano 2000, partindo na véspera do ano novo chinês do dragão, em posição de ligação com o céu.

Mestra Jerusha Chang

Filha de pais chineses e nascida no Brasil, formou-se arquiteta paisagista em 1977. Nesse ano, conheceu o Mestre Liu Pai Lin, tornou-se sua discípula e acompanhou-o pelos próximos 23 anos como assistente e intérprete, aprendendo e se aperfeiçoando na prática do Tao.

 

A pedido do Mestre Liu, Jerusha e outros discípulos criaram a Associação Tai Chi Pai Lin em 1991, onde passou a ministrar cursos de Tai Chi, Tui Na e Tao In. A partir desse ano, em parceria com a Secretaria de Saúde, capacitou inúmeros instrutores para atuar nos parques e postos de saúde da cidade.

 

Em 1997, criou o Espaço Luz junto com seu companheiro Lúcio Leal, que tornou-se a sede da Associação Tai Chi Pai Lin.

 

Com a passagem do Mestre Liu, segue dando continuidade a sua obra. Ministra o Curso de Formação Tai Chi Pai Lin há 20 anos no Espaço Luz, plantando novas sementes taoístas e formando novos instrutores.

"Equilibrio, paz e saúde são sinônimos de Tai Chi."

Mestra Jerusha Chang

Discípula-sucessora e intérprete do Mestre Liu Pai Lin

Mais detalhes e informações:

11  3031-1324
 11 99531-5090
info@taichipailin.com.br

ASSOCIAÇÃO TAI CHI PAI LIN

Espaço Luz
Rua Fradique Coutinho, 1434

Pinheiros    CEP 05416-001   São Paulo-SP

  • Facebook -  Associação Tai Chi Pai Lin - Espaço Luz
  • Instagram - taichipailin.espacoluz

​© 2020 por Tai Chi Pai Lin